sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

XÔ, PRECONCEITO!!!

Esses dias recebi uma indicação de blog que me deixou mais do que impressionada. Me deixou feliz.
Feliz por saber que ainda existem pessoas livres de qualquer tipo de preconceito, sejam eles raciais, religiosos ou pela orientação sexual de cada um.
Se tem algo que abomino é o preconceito, e isso é uma das coisas que, aqui em casa, tento passar para os meus filhos. Meu marido partilha da mesma opinião - por isso é que somos casados e felizes, lógico -, temos a plena certeza de que caráter está muito acima de outras qualificações.
Na escola de meu filho, desde o ano passado, tivemos inclusões de crianças cadeirantes e com deficiências auditivas e visuais. No início do ano foi feito um trabalho com as crianças, para que elas aprendessem a lidar com os novos amigos, pois nem todos tem em sua realidade uma criança "diferente" em seu convívio.
Não preciso nem dizer que a iniciativa - além de ser linda - foi um sucesso e ensinou muito, não só para os pequenos, como para nós adultos. Meu filho vibrava verdadeiramente a cada nova conquista de seus amigos. Um sorriso, uma fala, um reconhecimento.
Aprendeu a não julgar e, o melhor de tudo - e que considero o mais importante -, aprendeu a tratá-los normalmente, como trata a todas as outras crianças. Brinca, ri,  se diverte, mas também chora, bate e briga. Como fazem todas as crianças ditas normais.
Quem dera nós adultos conseguíssemos pensar assim. Tratar um amigo de infância, que depois de adulto te conta que é gay, sem olhá-lo diferente. Ou não olhar de soslaio aquela amiga sua que está muito acima do peso, bem diferente de quando eram adolescentes.
Gostaria que todas nós pensássemos como essa mãe desse blog. Que antes de pensar no que o filho vai querer, ela pensa no que o filho vai ser: se vai ser feliz, se vai ser honesto, se vai ter caráter e ser verdadeiro.
Neste blog, eles abordam todo tipo de preconceito, e conseguimos ver como é doído para quem é "diferente" viver em uma sociedade que é sigilosamente preconceituosa.
Mas o que achei mais legal é que, essa mãe, nos lembra que todo adulto já foi uma criança. E toda mãe se sensibiliza com criança. Mas nunca pensa que o "diferente" pode estar crescendo em baixo de suas asas. Seríamos muito hipócritas em achar que estamos longe disso tudo. Que um homofóbico nunca iria frequentar nossa casa, ou que um obeso nunca faria parte de nossa família.
Só quem já sofreu preconceito sabe como isso dói. E só quem acompanhou uma pessoa que ama sofrer preconceito, sabe o quão nos sentimos impotentes com isso.
Gostaria que todas lessem o blog (http://minoriaeamae.blogspot.com/2012/01/todo-adulto-gay-foi-uma-crianca-gay.html) , e pensassem: e se fosse nosso(a) filho(a)? Eu conseguiria agir assim?
Eu digo com orgulho: SIM! EU E MEU MARIDO, CONSEGUIRÍAMOS PENSAR PRIMEIRO NA FELICIDADE DE MEU FILHO. PRONTO, FALEI.
Até mais.

10 comentários:

  1. QUE LEGAL, AMEI VER SEU POST, NEM LI AINDA O BLOG QUE VC INDICOU, MAS JA GOSTEI DE VOCÊ...
    SEMPRE PENSO NISSO, MEUS FILHOS "HOJE" SÃO "NORMIAS", MAS .... E AMANHÃ??? SE UM DELES É GAY, OU OBESO (COMO EU) OU SOFRE UM ACIDENTE E FICA CADEIRANTE, SEI LÁ??? SEMPRE PENSO NISSO, E COMO TRABALHO COM CRIANÇAS, AS VEZES VEJO NELAS UM CERTO DESCASO, DESPREZO, E ATÉ MESMO MALDADE,( SIM, MALDADE) EU ACREDITO PIAMENTE QUE AS CRIANÇAS SÃO MÁS (ALGUMAS, É CLARO!), DE VERDADE... NÃO É SÓ O MEIO EM QUE VIVEM QUE AS TRASNFORMAM!!!
    VIROU E MEXEU EU ME PEGO PENSANDO EM COMO SERIA SE MINHA VIDA MUDASSE POR CONTA DE UM DOS CASOS QUE CITEI ACIMA.... E QUER SABER??
    ACHO QUE SERIA IGUALZINHA.... NUNCA TRATEI NINGUÉM COM DESRESPEITO, E POR ISSO MESMO ME SINTO NO DIREITO DE EXIGIR QUE MEUS FILHOS SEJAM TRATADOS EM PRIMEIRO LUGAR "IGUAL A TODO MUNDO", NÃO SÃO MELHORES, NEM MAIORES QUE NINGUÉM...
    OS DITOS "DIFERENTES" APENAS VÊM COM UMA BAGAGEM MAIOR... UNS COM TREJEITOS DE GAY, OUTROS COM CADEIRAS DE RODAS, E OUTROS AINDA COM "FALTA DE BAGAGEM" (CEGOS, SURDOS, MUDOS)... AINDA ASSIM, DIGNOS NÃO SÓ DE RESPEITO, MAS CARINHO, AFETO, BEIJOS E ABRAÇOS, PASSEIOS E TUDO MAIS QUE TODO MUNDO FAZ!!!...
    BEIJOS.... MAIS UMA VEZ ESSE BLOG ME SURPREENDE DE FORMA BOA!
    PARABÉNS A TODAS QUE FAZEM COM QUE O BLOG SEJA UM LUGAR DE REFLEXÕES E OPINIÕES, E PONTO DE ENCONTRO DE PESSOAS PENSANTES!
    BEIJOS ANDRÉA MALATESTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi déa...fui eu, a bruna quem escreveu esse post....acessa o blog, vc vai se maravilhar...quando li a história até chorei...eu sei o que é ser vítima de preconceito, e acompanho isso sempre com varios amigos meus...precisamos aproveitar esse momento de sociedade "liberal" para ensinar conceitos básicos aos nossos filhos, como respeito e afeto ao próximo...isso que é importante, e mais nada...obrigada por sempre participar do blog...vc não imagina como é importante seus comentários para mim...bjoooo

      Excluir
  2. Li o texto. Me chamou a atenção os comentários dessa mãe em relação as críticas que recebeu dos internautas. Fiz um comentário sobre essas críticas e ... Bru, tomei a liberdade de deixar o seu blog para ela entrar e comentar tb. Afinal de contas é para isso não é. Mães de todos os jeitos e cabeças e principalmente... experiências. Além disso, o seu blog é muito bom e tem textos tão bons quanto os dela. Ahhh e bons comentários tb.. hehehehe
    Concluindo... não sabemos as escolhas que nossos filhos farão... o que importa é que sejam felizes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sil....fiquei emocionada com suas palavras e me estou me sentindo muito importante tendo meu blog divulgado dessa forma..obrigada pela força hoje e sempre...quem me dá as inspirações para continuar escrevendo, não são só meus pequenos, mas vcs mães que me acompanham e dividem suas experiências comigo...amooooo...

      Excluir
  3. Ahhh Bru pra completar... Vc tem aberto janelas em nossa vida e em nossa mente.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Vou repetir no seu blog o que ja disse no seu FB. Texto bem legal, Bruna. Parabéns. Sobre o texto dessa outra mãe "Todo adulto gay, foi uma criança gay", eu já o havia lido e tb me emocionei. E lembro-me de, na época, ter pensado em você e nas demais mães que participam desse blog. "Como será que elas, mães tão dedicadas e amorosas, lidariam com a situação de descobrir que seu filho, ainda pequeno, já demonstra ter, como orientação sexual, a homossexualidade ?" Bem, não conheço as demais mães, mas tinha certeza que você se identificaria com a mãe daquele texto e não seria dada a surtos de culpa, raiva ou autopiedade, como acontece com muitas mães que se encontram em idêntica situação. Como se ter um filho homossexual fosse um castigo ou uma falha na educação. Tsc, tsc, triste pensamento...
    Seus filhos, eu sei, terão a melhor criação que existe, já que será baseada no respeito à diversidade humana. Principio esse, aliás, que todos as pessoas deveriam seguir, se tem a intenção de criar e formar seres humanos decentes e cidadãos conscientes. Caso contrário, acho que não deveriam pensar em colocar filhos no mundo...

    ResponderExcluir
  5. A homofobia é uma das doenças sociais mais nefastas que existe. Ela mata. Ela mata pelas mãos dos homofóbicos, mas tb mata pelas mãos do próprio discriminado. É muitissimo comum o suicidio entre crianças e jovens homossexuais. E na maioria dos casos esse ato extremo foi tomado pq essas crianças, até suportariam o bullying na escola e nas ruas, mas não suportaram o medo da rejeição e de decepcionar os pais que verbalizavam, na frente delas, o preconceito com gays.

    Dentro desse triste contexto, deixo um link com o filme Orações Para Bobby (Prayers for Bobby), que trata do sofrimento impingido a um jovem gay, em razão da rejeição de sua mãe. Por favor, mamães, quem ainda não assistiu, não deixe de ver.

    http://www.baixarfilmescompletos.biz/2011/07/oracoes-para-bobby-prayers-for-bobby.html


    Para finalizar, sobre a orientação sexual, não trata-se de "escolha", mas, sim, de uma condição humana.

    bjs,
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais uma vez, rose: meu muito obrigada...obrigada por deixar nosso mundo um pouco melhor...são pessoas como vc - batalhadora e bem resolvida - que me ajudam a clarear as idéias quanto ao que devemos pensar enquanto nossos pequerruchos são pequenos...admiração é uma palavra leve demais para dizer o que sinto por vc...obrigada minha grande amigaaaa...

      Excluir
  6. Aqui em casa, tbm não temos nenhum tipo de preconceito, e passamos isso para o Luan...E por enquanto ele ainda é muito pqueno, mas quanto a orientação sexual dele, seja qual for, eu sempre vou ama-lo e respeitá-lo, o importante é ser feliz...

    ResponderExcluir
  7. Não tenho preconceito, porém sofro com ele. Sofro de saber que um dia meus filhos poderão sofrer preconceitos em virtude do caminho que escolher; pois não temos o controle sobre o outro e quando se trata de filho, a gente quer criar debaixo da saia. Me preocupo demais não pelas escolhas em si; mas nos preconceitos que poderão sofrer. Deu pra enteder?? Afinal, não sou escritora nem blogueira.

    ResponderExcluir