terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Regras, para que?

O post da Bia me fez repensar alguns conceitos em minha vida.
Na verdade, eu já estava com algumas opiniões semi formadas, e agora eu tive a certeza de que algumas coisas devem mudar aqui em casa.
A família buscapé aqui, resolveu viajar dois finais de semana seguidos para a praia. Para ser mais específica, fomos para a Praia Grande.
Bom, todas sabemos que a Praia Grande é famosa por sua Grande Farofada. Nós, como bons buscapés que somos, não fizemos diferente. Entramos no clima total.
Eu e Rodrigão, antes de viajarmos, conversamos bastante para que, quando chegássemos lá, não saísse brigas. Resolvemos desencanar. Desencanar de horários, de castigos, de alimentação saudável, de disciplinas e etc.
Para quem me conhece sabe que  as coisas comigo não funcionam assim tão simples. Nas duas vezes que fomos, pegamos um trânsito digno de virada de ano. No primeiro fim de semana, levamos cinco horas para descer, e no segundo, três horas. Adivinhem quem deu trabalho? Os adultos. As crianças se divertiram até com o carro parado. Mais uma prova de temos muito o que aprender com os pequenos. E no segundo fim de semana, foi chuva sem parar - o grande estigma voltou.
Passado isso, o fim de semana foi simplesmente MARAVILHOSO. As crianças se esbaldaram, mergulharam, correram, se empanaram e comeram muita tranqueira - e ninguém passou mal, o que é melhor.
Sempre que estamos voltando de um passeio ou uma viagem, no carro, eu pergunto para o Rodrigão:
_E então, qual o balanço do passeio?
E aí, fazemos uma recapitulação com os prós, contras e as notas para sabermos se vale ou não a pena voltar para aquele lugar.
A nota para essas viagens foram dez. E a conclusão que chegamos é que foi um sucesso porque conseguimos se desapegar das regras. Tivemos que disciplinar e dar umas bronquinhas, claro, mas nada que chegasse a estressar a gente.
Consegui curtir meus filhos, como há muito tempo não curtia. Brincamos na areia, pulamos onda, e nos entupimos de sorvete.
Trouxe essa experiência para minha casa. Estou me disciplinando em aproveitar mais os momentos com meus pequenos, deixando eles fazerem um pouco mais de bagunça, ou um pouco mais de barulho. O resultado está sendo mais que positivo. Pedrão entende mais que em alguns momentos ele tem que parar para escovar dentes, para tomar banho e até para dormir. Alice está mais calma e ao mesmo tempo, mais sorridente.
Cheguei a conclusão de que precisamos muito das regras, mas precisamos mais ainda quebrá-las de vez em quando.
Valeu, Bia.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário