segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Post da Mamy Bia

BY BIA
Acordo cedo...E faltando exatamente quinze minutos para sair para o trabalho, meu filho Rodrigo grita por mim “mãããeeee.... vem aqui ” como sempre corro até o quarto para ver o que é. Ele ainda meio que dormindo, meio que acordado me implora sem sair da cama .... “deita comigo”. Eu poderia mentir e dizer ...”Daqui a pouco eu vou” e sair bem de mansinho, como já fiz outras vezes.
Mas, olho para o relógio e tento negociar... “ a mamãe deita cinco minutos só.... porque tem que ir trabalhar” .
Mas nesses cinco minutos deitada, esperando ele pegar no sono de novo, me lembro do Blog da Bruna e do texto que ela escreveu sobre chantagem. Fiquei pensando... por que será que a chantagem é algo tão ruim assim ?
E como se fosse um filme na minha cabeça me lembrei da minha infância cercada pelas regras de um “regime militar” dentro de casa. E que tinha como pano de fundo uma época de Ditadura no país todo, afinal nasci na década de setenta. Mas que não demorou muito para que eu crescesse e tivesse a consciência de que também existia a anistia, a liberdade de expressão, a revolução sexual e o feminismo... Conhecer as músicas de Chico Buarque de Holanda, ler poemas de Millôr Fernandes e se encantar com o feminismo de Simone de Beauvoir certamente me fizeram ser uma pessoa com um pensamento voltado para a liberdade e para a verdade.
Foi aí que tudo fez sentido pra mim.... O que é a chantagem senão uma mentira??
Então cheguei à conclusão que é para isso que serve nosso blog. Para tentarmos ser mães mais verdadeiras, mais transparentes.Tentando criar filhos mais independentes, com mais consciência da vida, com menos medo, com bem menos mentiras...
De vez em quando a gente “tropeça” e volta pro “regime militar”, mas depois se ergue e começa a refletir tudo de novo.
Olhei novamente para o Rodrigo. Ele já estava dormindo. Dei um beijo em seu rosto angelical e fui trabalhar. 

7 comentários:

  1. Beatriz, que delicadeza!!! Vcs estão me fazendo chorar - e eu nem tô na tpm rsrsrs
    Caetano dormindo agora...Penso que só queremos que eles sejam felizes ... beijos a todas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Bia... sem palavras pelas suas descrições históricas e filosóficas. bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai Bia que lindo!! Esta semana estou me sentindo muito livre, terminei meu tratamento de microfisioterapia, uma das melhores coisas que Deus colocou na minha vida. Dei de cara com as minhas dificuldades e entendi uma coisa super importante: as relacoes nos desafiam todos os dias (pai, mae, filhos, marido, amigos) mas tudo depende de como recebemos isto, uma coisa que nao afeta em nada minha irma, pode ser uma punhalada pra mim. Entao, decidi receber as criticas (e elogios) de uma forma mais saudavel, e nao defensiva. E assim tambem, ser menos autoritaria com meus filhos, afinal 5 minutos de tregua nao significa que nunca mais me respeitarao e sempre se aproveitarao de mim. As regras foram feitas para, as vezes, serem quebradas. E olha, ontem eu elogiava a Paula Fernandes no DVD, dizendo que tinha cinturinha fina, cabelao, quando o Giuseppe vira pra mim e diz: "Mas mae, eu acho voce mais bonita...." Ganhei a semana neh! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Paro e penso: que mulher inteligente! Sensível!
    Admiração!
    De Chico a Simone.
    Rodrigo é um menino de sorte em ter uma mãe como vc!
    Saudades.

    ResponderExcluir
  5. O que atrapalha o mundo são as definições. Por que temos que nomear, classificar, definir tudo o que fazemos ou dissemos!???Quando a gente tem uma regra, ou uma definição, não importa, nos tornamos escravos daquilo. Realmente, regras sociais dizem que não podemos sair de casa sem trocar de roupa, pentear o cabelo, etc...Regras e mais regras sociais. Ficamos paranóicos com aparência...e vamos repassando isso para as futuras gerações, mesmo que nunca tenhamos experimentado o outro lado da regra...sair sem pentear o cabelo com o pijamão! Ai que bom! Já fiz isso! Foi muito legal. Outro dia levei meu pequeno para a pedagoga de pijama e sem pentear o cabelo. Foi ótimo e ele ficou sem entender. Regras são prisões. Aquilo que hoje pode parecer verdade amanhã, em outra situação pode ser mentira. Então mães Não fiquem definindo se sua conduta é verdadeira ou não, acho que o que importa é fazermos o melhor de nós desde que nos sintamos bem e proporcionamos o bem ao outro (o filho...).
    Bia, eu acho que talvez nos anos 70 o melhor era o sistema militar...cada sistema reflete aquilo que a sociedade almeja e é capaz de exigir.
    Vejamos que o povo brasileiro é muito pacífico. Não é à toa que a política no Brasil seja assim tão desonesta e nos faz sentir nojo. Porém aceitamos pacíficos a tudo isso. Vou dar um exemplo:
    Em Jundiaí o prefeito enfiou garganta abaixo a história da retirada das sacolas do mercado. O povo aceitou pacífico!
    Quando essa mesma norma entrou em São Paulo o povo começou a questionar. Então, e só então, o procon olhou para isso. Momentaneamente foi suspensa a proíbição.
    Nesse caso, é válido a norma, para preservar a natureza. Mas em muitos outros o povo engole o sapo e parece que gosta. Ninguém faz nada, ninguém protesta!!!
    Bia, mãe não mente! Mãe manipula as palavras para que seus filhos sofram menos!Quem pode com mãe!??????
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Bia, lindo!!! Mas a Jú DETONOU!!! Parabéns mães por essa exposição de sentimentos, por nossa fragilidade e ao mesmo tempo nossa dureza, com tudo isso só agradeço a Deus, por ser mulher e ter gerado os grandes amores de minha vida!!! Tenho orgulho de tê-las como amigas,rsrrss.... novamente PARABÉNS!!! Bjos em todas as mamães...

    ResponderExcluir
  7. A Bia é....bom, a Bia...simplesmente o máximo...sou fão - pronto, falei. Você fez o que todas nós devíamos fazer todos os dias, mas sempre deixamos para depois: aproveitar os cinco minutos disponíveis. Cinco minutos para deitar na cama, cinco minutos para uma brincadeira, cinco minutos só para olhar para os pequenos e dizer TE AMO. Mas nós nunca temos tempo. Faça das palavras da Ju, as minhas....regras são prisões... e como a Samira disse: elas também foram feitas para serem quebradas....post valiosíssimo....bjooooooo...bru

    ResponderExcluir