terça-feira, 8 de maio de 2012

Historinhas são legais....mas só durante o dia.

Como todas sabem, a hora de dormir aqui em casa sempre foi um momento dramático. Hoje em dia está muito melhor, mas ainda ha muito a ser ajustado.
Pedrão sempre foi o causador desses momentos insanos. Ele não dormia. Além disso, me dava um baile para começar a relaxar. Para aquelas que não sabem, depois que o Pedro nasceu, só fui saber o que era dormir uma noite inteira quando eu estava grávida da Alice. Quer dizer, mesmo assim eu não dormi uma noite inteira, pois eu tinha que levantar para fazer xixi.
Eu tentava de tudo, desde cantar musiquinhas à benzimentos express. Mas nada adiantava. 
Com a Alice já foi tudo diferente. Ela dorme super bem. Desde vinte dias de vida, já não acordava mais para mamar no meio da noite. Mas agora ela está grandinha - com dois anos -, e está aprendendo com seu ídolo a brigar com o sono. Os dois dormem no mesmo quarto, então é só colocá-los na cama para começar a bagunça. 
Já tentei de tudo. Filminho antes de dormir, mamadeira quentinha, reza do terço e historinhas. 
Ah, as historinhas! 
É unânime, todos os programas relacionados à dicas de maternidade falam para a mãe ler uma historinha antes de dormir para a criança acalmar. Parece lindo na TV. A criança, em apenas dois dias, já sabe que depois da historinha irá dormir, então ela presta a atenção no tema e depois se entrega ao sono tranquila. 
Aqui em casa - lógico - foi completamente diferente. 
A escola do Pedrão tem um projeto - Projeto Leitura Solidária -, onde as crianças trazem para a casa um livro no fim de semana para lerem com a família. Vi nisso uma oportunidade. Eu teria livros diferentes para ler e tentar acalmá-los antes de dormir. Certo? Errado.
Eu já havia lido alguns livros que eu mesma havia comprado, e não tinha dado certo, por isso achei que eu não sabia escolher a história adequada para o momento. Mas mesmo com todas as opções que a escola manda - e olha que são livros bem legais -, a coisa não funcionou.
O último livro - com o título "Onde está meu travesseiro?" - tinha o tema sugestivo demais, estava perfeito demais. Pois ele foi o que mais surtiu o efeito contrário. Foi só eu começar a ler que o quarto virou uma batalha campal. A cada folha lida, minha voz tinha que subir uma oitava para que eu mesma me escutasse. Passou dos limites. Desisti por completo. Fechei o livro, dei um grito do tipo surtado, cobri a criançada e fui tomar um banho bem relaxante. 
Meus filhos adoram livros, eles ficam horas vendo, virando as páginas, imaginando e curtindo. Mas isso fica lindo durante o dia. Á noite, pelo menos por enquanto, quero distância de livros infantis. 
Viva a leitura diurna em família.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa dormir para o Rick sempre foi super tranquilo. Ele é muito dorminhoco e quando passa do horário, tipo sábado, ele vem e me lembra que está cansado.
    A minha luta aqui é para ele gostar de estudar e ler um pouco. Tem que ser tudo com hora marcada e o danado pega o relógio digital e põe na frente para controlar o horário. Não pode passar um minuto que ele já reclama!!!
    É assim mesmo, cada família tem suas dificuldades porque no fundo todas as crianças são diferentes.
    Até a próxima noite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é engraçado mesmo, ju...cada casas tem um probleminha diferente...por isso que gosto de encontros maternais, a gente vê de tudo, e as vezes, vê que nem tudo é tão problema assim..rs...saudadona de vc..bjooo

      Excluir
  4. Aqui eles preferem as estórias contadas (haja criatividade!!). Amam quando conto as do Paulo, Pedro e Ritinha (que são eles mesmos). Geralmente, relato algo que aconteceu durante o dia com eles, mas usando o nome fictício. Eles criam uma expectativa de como eu vi a situação. Tem também as aventuras inventadas do Peter Pan. Quando não estou muito inspirada conto um clássico tipo Chapeuzinho Vermelho, A Galinha dos Ovos de Ouro (se não lembro completo, invento). Quando estou chateada com eles não conto nada. Pra eles isto é triste, em especial para os 2 menores, pois esperam por esta hora. Sabem que depois da história tem que dormir. Se começam a sair do quarto (os 3 dormem no mesmo) ou fazer bagunça, digo que vou fechar a porta completamente a apagar a luz do corredor (e se precisar na segunda advertência, faço mesmo. Daí choram e volto atrás, desde que haja silêncio). Em último caso, volto e canto uma música curtinha, em especial para a Maria. Meu segredo para não ter que usar os recursos citados, é mergulhar no momento esquecendo o que está acontecendo fora do quarto. Depois de muito esforço, aprendi a gostar deste momento, acho que é a atividade que realmente me envolvo com eles. Ah, antes de contar a história todos rezamos: começamos com cada um agradecendo o que quiser (a escola, os amigos, os primos, os tios - todos por nome), os da família que estão no quarto ganham abraço, beijo, depois um deles ou um dos pais "puxa" a oração: 1 Pai Nosso, 3 Ave Marias, o Rogai por Nós (eles escolhem os Santos - Francisco, José, Maria, Elena e Antônio nunca faltam) e o Santo Anjinho. Daí vem a estória....Continue firme, mas se eles tem medo do escuro, deixá-los no escuro é um ótimo recurso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe que criatividade nem é o problema aqui...minha maior dificuldade é a paciência...à noite, ela já não faz parte de meu corpo...rs...vou tentar historinhas inventadas...valeuuu, sa...bjoo

      Excluir
  5. No meu caso, estava ficando bem estressada com um brinquedo que usava sempre que ela ia dormir que tocava musica e projetava um desenho no teto. O esquema era o seguinte: o pai dava banho, daí eu já deixava o quarto dela pronto, com o pijama separado, a mamadeira pronta e o brinquedo ligado, deixando o quarto bem escurinho. Pegava ela no banheiro e ia para o quarto, trocava e depois colocava no berço, dava a mamadeira e esperava ela dormir. Esse esquema fazia desde quando parei de amamentar com 9 meses, pois ela não mais dormia mamando, só dormia no colo, balançando e em pé, e se eu sentava e ela ainda não estava completamente dormindo, ela acordava e começava a chorar. Uma verdadeira tortura!!!
    Fui pedir ajuda para minha irmã que é psicóloga e ela disse: vc tem que fazer ela dormir no berço, e explicou todos os passos como era para ser feito. Eu olhei para ela e dei risada, falei: se tá louca que isso vai dar certo, o berço parece ter espinho, se eu tento colocar ela lá ainda acordada faz um escândalo terrível, como você quer que eu faça ela dormir dessa forma? Dito e feito, seguindo todo o ritual, não é que deu certo da primeira vez? Ela chorou um pouco depois de mamar, mas depois dormiu. E no berço! Eu nem acreditei que isso aconteceu, fiquei pasma e pensei, acho que minha irmã tem um manual do como faze criança dormir, não é possível!
    Bem, esse esquema deu certo até pouco tempo atrás, quando ela, já com quase dois anos começou a lutar com o sono. Aquele brinquedinho deixou de ser um atrativo para o sono e passou a ser um motivo para deixá-la acordada e sem sono. Fui ficando nervosa pois ela já estava demorando quase uma hora para dormir e eu ficava lá ligando aquele brinquedo, pois ela chorava toda hora que ele se desligava. E o pior era que quando ela acordava no meio da noite queria que ligasse o brinquedo e aí tudo piorava, pois ela perdia o sono e lá ia eu ligando esse brinquedo e ficando no quarto com ela eu sei lá quando tempo até a bichinha pegar no sono! Socorro.
    Novamente fui recorrer a minha irmã e ela disse: A Deborah já está grandinha, agora temos que fazer outra coisa, esconda o brinquedo e comece a contar historinhas para dormir.
    Foi o que eu fiz, contei a historinha (bem pequena)mostrando o livrinho para ela, e depois dei a mamadeira já no escuro, fiz um carinho e disse: agora é hora da Dedeh dormir! Ela deu uma choradinha, virou de um lado, virou de outro e dormiu! Novamente não acreditei e fiquei muito feliz. Em consequencia disso ela não está mais acordando a noite pois sabe que não vai ter o tal brinquedo com luz no teto. Minha vida melhorou novamente!
    Para mim, estou começando agora com as historinhas e a Debeh está adorando, ela dá risada vendo as figuras e quando termina ela fala: MAIS! Mas se contenta com a mamadeira depois....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dizer, crianças são complicadas, mas a hora de dormir não tem igual...difícil achar o ponto certo disso tudo..rs...

      Excluir