segunda-feira, 12 de março de 2012

Pratiquem o desapego.

Para variar, fui mais uma vez para a praia no fim de semana. E tive uma lição muito importante - pelo menos para mim, claro.
Vocês já devem ter percebido que sou uma pessoa mandona e autoritária. Além disso, gosto de controlar tudo a minha volta. Já sofri muito com isso, mas ser assim se tornou necessário perante minha profissão.
Mas hoje em dia eu sou apenas mãe. E por mais que tentasse mudar, acabei trazendo esse meu jeito esquisito para dentro de casa.
Sempre achei que criança precisa de rotina para se sentir segura. E que alguns passeio é melhor serem evitados até certa idade dos pequenos.
Ultimamente tenho me policiado tanto, que estou fazendo altas loucuras com as crianças. Até para a vinte e cinco de março eu já fui com eles. E ir para a praia, foi mais um desafio.
Até porque não é uma praia qualquer. É PRAIA GRANDE, minha gente. Farofa, bagunça e lotação.
No começo eu estressei. Quis impor horários e regras nos passeios. Precisei de somente duas horas tentando isso e um marido um pouco mais sensato para perceber que eu estragaria a viagem inteira assim.
Chegamos na praia - em horário de pico, pois todo mundo dormiu até tarde - e me deparei com várias cenas importantes para meu crescimento pessoal. Desde de criança tirando cochilo na areia até irmãos enterrando a irmã caçula.
Mas o que me deixou mais surpresa foi ver váááárias mães com nenéns recém nascidos, em plena onze horas da manhã, debaixo de um sol infernal - tá, tem guarda sol, mas e o mormaço? - super tranquilas e felizes. Os bebês com aquelas carinhas sem expressão de tão nenéns que eram, com a cabecinha balançando para um lado e para o outro, super tranquilinhos e felizes. Elas amamentavam e eles dormiam em seus carrinhos.
Depois que vi isso, olhei meus filhotinhos: Pedrão detonando na arquitetura de um castelo e Lilica comendo batatinha com areia. E felizes. E adorando. E curtindo.
A partir disso desapeguei total. Ficamos na praia até quase três horas da tarde, comendo porcaria - e no caso da Alice, areia também -, dando risada e pulando ondas. A noite, ficamos andando até meia noite procurando todos os parquinhos existentes, pois, como disse Pedrão, as crianças precisavam gastar energia.
Pois é. As regras e rotina são ótimas. Mas quebrá-las de vez em quando, não tem preço. O duro é voltar ao normal agora.
Até mais.

2 comentários:

  1. Primeiro tenho que dizer que me vi nas tirinhas. O José sempre faz isso aqui em casa.
    Agora, desapego tenho praticado eu. Depois de um carnaval na praia...em Bombinhas SC, onde levamos 15 horas para chegar lá, carro cheio, cachorro em cima e filho inquieto (apesar que eu achei que ele conseguiu viajar bem pelo tempo) e estrada cheia e em obra...Muito sol...o José tinha que colocar a matéria da escola em dia porque havia faltado 3 dias para ir para Fortaleza passear eu quase pirei.
    Tentei de tudo para manter tudo em ordem, na rotina em que vivemos em casa...mas deu tudo errado...tudo saiu do controle e o José adorou!
    Cheguei em casa e dois dias depois começo uma mudança em que eu até perdi o uniforme do Rick. Levaram quase 3 semanas para eu conseguir colocar tudo em ordem e a comida saudável do José foi para o beleléu! Os banhos supervisionados, esquece! Horário para dormir, hum!!!Tudo mesmo saiu do controle.
    Foi bom para mim. Agora eu já sei que o mundo ( minha família) não vai acabar se eu não estiver dirigindo a nave!
    Mas é isso, ninguém mesmo pode com mãe!
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Porque a gente quer ter o cntrole de tudo??? Porque nos preocupamos com a casa, com a roupa, com os filhos, com o marido, com o trabalho, com o almoço e janta, com dar fruta de lanche para os pequenos, com a aparencia, com a empregada, com a lavagem do carro? Porque queremos ser mulher maravilha??? Será que a felicidade está em nosso controle de mãe? - acho que não. Preciso relaxar e parar de correr cntra o tempo. Como sabem, está chegando a hora da Helena nascer, e eu quero fazer tudo antes. tenho a impressão de que quando ela chegar, não vai dar tempo de nada; e com isto estou ficando maluca,corendo sem parar, trabalhando dobrado ou triplicado, sem tempo pra mim. ESTOU CANSADA!!! bjs á todas e vamos sair da rotina pelo menos 2 vezes por semana!!!

    ResponderExcluir