quinta-feira, 15 de março de 2012

Vai um quadrinho de recompensa aí??

Preciso compartilhar minha mais nova experiência com vocês.
Eu estava passando por um período muito turbulento com meu filho mais velho, Pedrão. Além do ciúmes da irmã, que já faz parte do calendário semana-sim-semana-não, ele estava agressivo e com algumas atitudes que me deixaram encanada.
Ele não comia mais sozinho, até aí tudo bem, eu já estava até acostumada a dar comida na boca dele. Mas começou a brincar com a comida, jogava no chão e achava tudo engraçado. Largava brinquedos espalhados por todo o canto e nunca se preocupava em guardar. Achei que era coisa de criança, não tem paciência para guardar brinquedos, quer comida na boca igual a irmã de um ano, mas até que um dia eu escuto ele dizendo: "minha mãe limpa...minha mãe guarda..."
Nossa, fiquei enfurecida. Já comecei a imaginar ele adulto, chegando em sua casa depois do trabalho, sua esposa descabelada correndo de um lado para o outro para deixar tudo organizado, a comida pronta e ele vira para ela e diz: CADÊ MINHA COMIDAAAA....TA DEMORANDO MUITOOO...E xinga, reclama...
Não mesmo. Não é isso que quero para meu filho. Quero que ele seja um homem educado e que valorize tudo e todos.
Então comecei a quebrar minha cabeça para tentar melhorar isso nele. Tentei fazer com que ele limpasse outro dia a comida que ele derrubou no chão. Me senti escravizando menores. Ele gritava, chorava e dizia que sua mão doía. Olhei para a avó dele - que estava com seu olhar acusador sobre mim -, e ela só balançou a cabeça negativamente.
Mas foi aí que lembrei da grande Super Nanny e seus quadros de recompensas. Bolei um com os seguintes itens: arrumar cama, tratar bem a irmã, comer sozinho, guardar brinquedos, se trocar e guardar as roupas. Fiz desenhos e o Pedrão pintou para deixar tudo mais bonito.
No fim do dia, colocamos carinhas felizes para as tarefas realizadas ou carinhas tristes para as que não foram feitas. Na sexta, se ele não tiver mais que quatro carinhas tristes, ele ganha cinco reais de semanada (um real por ano de vida).
Se funcionou???? Pedrão é uma nova criança. Ele não só trata bem a irmã, como cuida dela para mim. Guarda seus brinquedos e o da irmã também. Se cai comida no chão, ele mesmo pega um paninho e vai limpar. Deixa a cama esticadinha e cumpre todas as obrigações - tomar banho, escovar dentes e etc - na maior felicidade.
Essa semana ele irá receber a primeira semanada dele. Ele já está com altos planos para esse dinheiro. Vai gastar uma parte com sorvete e a outra parte vai guardar para comprar a base do imaginext.
E de quebra, já fazem duas semanas que estamos na semana-não (bom comportamento e sem ciúmes da irmã).
Acho que vou patentear o quadrinho.
Até mais.

2 comentários:

  1. Olha Bruna, essas estratégias da super nany nem sempre dão certo. Aliás, não dão certo com todas as crianças da mesma forma. Mas no geral elas são muito boas e a recompensa eu acho que tem que ser adequada a cada uma e seus interesses.
    Aqui em casa já tentei fazer e não deu certo. Recorri então para o bom e velho castigo de 5 minutos. Aí acabou a bagunça. Agora o melhor de todos os corretivos são as chineladas. O Rick não pode nem ver o chinelo que ele já obedece.
    É, o mundo evolui mas algumas coisas permanecem as mesmas. Ju

    ResponderExcluir
  2. Brú, se vc patentiar, eu compro...KKKKK...bjs

    ResponderExcluir