domingo, 25 de março de 2012

Mãe é tudo igual. NÃO! NÃO, É!

Mãe é tudo igual!!!
Nossa. Como eu fico doida quando ouço isso. Mãe não é tudo igual. Tem mãe que é carinhosa, tem mãe que não. Tem mãe que é paciente, tem mãe que não. Tem mãe que é normal, e tem mãe que não.
As pessoas vêem uma cena, na qual tem uma criança e sua mãe, observam, analisam e dão o veredito: Olha lá, mãe é tudo igual.
Quando eu era mais nova - ou seja, a pouquíssimo tempo atrás -, eu ficava me imaginando mãe, e eu tinha total certeza de que eu seria uma mãe genial. Eu seria moderna, descolada e muito amiga de meus filhos. Eu os levaria ao parque, à biblioteca e a todos os shows de rock que eu fosse. Consegui cumprir com quase todos os meus desejos. Digo quase, pois ainda não tive coragem de levá-los ao show de rock.
Irônico, eu sei. Mas real.
Quando eu não tinha filhos, eu ia à um barzinho e achava super legal quando via crianças sentadas com seus pais. Hoje em dia, antes de levá-los, eu analiso horários, o que vão comer, se alguém vai fumar perto deles e se eu acho legal eles crescerem vendo todos bebendo e rindo, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.
Contraditório, eu sei. Mas real.
De vez em quando, eu e meu marido, saímos sem as crianças. Vamos a bares, restaurantes ou show de rock. Me sinto livre e feliz por ter meu momento sem criança. Mas quando chego no lugar, fico olhando em volta, e se vejo uma criança no recinto, pronto! Já começo a me perguntar por que não os levei comigo. Esqueço todas as minhas próprias regras - horários, fumantes ou comida. A única coisa que me vem na cabeça, é que sou uma mãe horrível por sair sem minha cria em baixo do braço.
Bipolar, eu sei. Mas real.
Algumas pessoas acham um horror eu sair sem meus filhos de vez em quando, e outras acham um absurdo eu escolher lugares que tenha lugar para eles se divertirem. Algumas pessoas acham que eu devo levá-los a bares e shows - essa é minha realidade, e eles tem que se acostumar -, outras acham que EU é que devo parar de ir a esses lugares.
A conclusão disso, para mim, é que eu sou assim. Acho legal levá-los ao Mercado Municipal de Sampa, mas não consigo levá-los à um barzinho. A outra mãe, prefere que o filho vá com ela todo domingo na casa da madrinha - mesmo que a criança odeie isso - do que fazer ele se divertir dentro de um shopping.
Eu sou mãe bipolar, já tenho plena consciência disso, mas tenho total respeito à mãe radical, à mãe religiosa, à mãe carente e por todas as outras. Mas de uma coisa eu sei, não somos todas iguais. Somos muito diferentes umas das outras. E é isso que nos torna tão boas no que fazemos. Conseguimos criar crianças com um ótimo caráter, respeitosas, educadas e amiga,s sendo todas tão diferentes umas das outras.
Portanto, MÃE NÃO É TUDO IGUAL. Pronto, falei.
Até mais.

3 comentários:

  1. Bru, quando era mais nova pensava que uma amiga era pra tudo. Não que eu quisesse a amiga toda pra mim, mas que ela tinha que combinar comigo em tudo. E, assim como tem mãe de todo tipo, tem amiga de tb! Tem aquela que te dá dica de restaurante pq adora sair pra comer, outra que te dá dica de esporte pq adora malhar, outra que te fala de religião pq é devota. Enfim, cada uma é especial por ser ela mesma, e te completar naquilo que vc não é expert. Mãe tb é assim: pq cada uma prioriza uma coisa: escola, lazer, cultura, esporte, línguas... Se nos deixarmos levar pelas regras da sociedade, não nos moveríamos pois da mesma forma que vc fala que mãe deve ter momento de mulher com o marido ou com ela mesma (ir ao barzinho ou trabalhar fora), mãe não deve deixar o filho com outra pessoa até ele ter tal idade. Ser mãe é decidir o que é melhor para os filhos, para o marido e para você mesma!!

    ResponderExcluir
  2. Bruna.... vc tem razão...mãe não é tudo igual... E vc faz bem de sair as vezes sem a prole,... já que tem alguém de confiança com quem possa contar. Sair sem eles não significa que vc irá deixar de ser essa super mãe que vc é. Pelo contrário... todo mundo precisa repor as energias para voltar ainda melhor para perto dos filhos.
    Vc também não é bipolar ....acredito que seu problema seja outro "complexo de culpa" conheço o livro "complexo de Cinderela" , mas "complexo de culpa " ainda não vi nenhum por aí,,, talvez esteja na hora de vc escrevê-lo]]
    Beijos Bia.

    ResponderExcluir
  3. Brú, todas nós precisamos de vez em quando sair sem os filhos, somos mãe, mas tbm somos mulheres!!!Não é porque saimos sem eles de vez em quando que os amamos mais ou menos!!!E quanto a decidir o que é melhor ou não para os seus filhos, isso cabe somente a vc...Bjs e estou com saudades...

    ResponderExcluir