quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Gordices maternas

Acordo de manhã, preparo as mamadeiras, ajeito a criançada e sinto minha barriga roncar. Então, me sento na mesa, e tento - só tento, pois nunca consigo - tomar um café da manhã nutritivo e reforçado. É claro que sou interrompida logo depois de dar o primeiro gole em meu café, por uma pequena disputa pela almofada amarela, ou até um lugar especial no sofá. Depois disso, são mais cinco interrupções - em média. Acabo desistindo, largo meu café e vou à luta.
Limpo casa, preparo almoço, cuido da prole. Não necessariamente nessa ordem, e não necessariamente nessa tranquilidade. Hora do almoço percebo que não comi nada a manhã inteira - nem aquela fruta que dou para as crianças todo dia. Quando penso em dar uma garfada generosa, a pequena resolve que aquela é a garfada gostosa. Perdi. Dou inteirinha para ela. O importante é a criança se alimentar. A cade dez colheradas para cada filho, eu ganho uma inteirinha só para mim.Um bônus pelo bom desempenho.
Depois que levo o filho para escola, arruma cozinha, coloco a pequena para dormir, aproveito esse momento para lavar um banheiro, ou cozinha, ou quintal - alguém consegue lavar algum ambiente da casa com uma criança de um ano e meio? -, pego a pequena que acordou, brinco e a alimento e vou buscar o mais velho na escola. Percebo, tarde demais novamente, que passei a tarde toda sem comer.
No jantar, o bônus do almoço prevalece. Pelo menos a barriga não fica totalmente vazia.
Depois disso, mais algumas brincadeiras para dar aquela canseirinha básica para o sono aparecer.
Coloco a tropa para dormir e, enfim, vem o descanso dos pais.
Bom, em casa o descanso vem junto com um milhão de gordices. Tudo o que as crianças não podem comer - chocolate, salgadinhos de isopor, amendoins, sorvetes e mais chocolates -, os adultos atacam nessa hora. É praticamente uma guerra de sobrevivência. Quem chega primeiro no armário, ganha os melhores bombons da caixa. Uma batalha sem escrúpulos. A lei do mais forte e do mais esperto.
Aí, te pergunto: Por que estou engordando tanto se passo quase o dia todo sem comer?
Culpa dos fabricantes das Gordices, que fazem essas coisas nada saudáveis, e nós mães temos que comer escondidos dos pequenos à noite. O horário que mais engorda.
Estou revoltada. O pior é que tem um brigadeiro de colher inteiro me esperando na cozinha. Ó céus! Ó vida!
Até mais.


2 comentários:

  1. Sabe aquela estoria de amar um cafe com leite no ponto, com a temperatura ideal? Esquece, bebe-se um gole, esquenta-se 3 x no microondas, da-se um gole de cada vez, e na hora do almoco encontra-se ele pela metade e gelado no microondas!! Amiga, tenha sempre bolacha Club Social e Barra de Cereais num potinho na bolsa. No caminho pra escola, voce vai comendo, pode dividir com a bb pois eh saudavel! E nao tenha medo de dizer a eles que nao pode ver a pirueta que estao fazendo naquele momento pq vc ta comendo, ou que nao pode separar a briga pois nao eh juiza e nao tem testemunha, diga pra um abracar o outro e dizer que ama o irmao de coracao, ate o outro parar de chorar. Nao esqueca de dizer Nao para que eles aprendam a dizer Nao um dia!! Mas pode continuar a comer Gordices, voce ainda estah longe de se preocupar com a balanca!! Bom apetite!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Bruna! Acho que toda mãe passa por isso. E mesmo assim tem muita mãe bem gordinha por aí.
    Quando o José nasceu eu estava assim. Bastava o pequeno suspirar que eu logo corria para ver e deixava tudo o que estava fazendo. Quando minha mãe me viu com 45kg ela levou um susto e me passou uma bronca, mas uma daquelas.
    Então eu percebi que a gente tem que aprender a individualizar a nossa vida dos pequenos. Li esses dias na revista Cláudia que as mães francesas são as que melhor educam os filhos. A reportagem deixa qualquer mãe brasileira como nós se sentindo uma trouxa. Acho que somos muito encanadas e ficamos o tempo todo nos culpando por algo que não é para se ter culpa. Mas acho que um dia, antes deles se casarem, a gente entra nos eixos.
    Falando nisso, minha barriga tá roncando e me esqueci que ontem não jantei dando comida para o José. Ele nem precisa disso. Mas como acho que ele está magro fico eu mesma dando a comida para ver se ele ganha um pesinho.
    Quanto a comer besteiras, mãe quando pára para comer já está tão cansada que como mesmo qualquer coisa e isso quer dizer, gordices.
    Mas desescana, você faz boxe.
    Juliana

    ResponderExcluir