quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Passeio+criança=chantagem

Sempre tive horror à pessoas chantagistas. Sempre achei golpe baixo e um recurso para os fracos.
Bom, nem preciso dizer que é mais um item para a lista das Coisas Que A Bruna Paga A Língua. É uma chantagem do bem, super branca, mas ainda sim é chantagem.
Depois que meus filhos nasceram, eu tenho esse vício de usar qualquer coisa para, em troca, ganhar um bom comportamento, ou algumas horas de tranquilidade.
Algumas mães, quando vão fazer algum passeio especial com os filhos, acham melhor não comentar nada com eles enquanto não vêem que o passeio realmente vai acontecer. Assim evitam a ansiedade da criança e até uma futura decepção caso algo de errado.
Eu não. Eu uso o argumento desde sua criação até o momento em que ele vai acontecer. É um tal de "se você não parar, nós não vamos em tal lugar" para lá e um tal de "se você não parar não te levo na casa do fulano" para cá, que tem hora que até eu canso de ouvir tanta chantagem.
As vezes meu desespero é tão grande, que se meu marido liga dizendo que vai almoçar junto com a gente no dia eu já me agarro a isso e começo minhas barganhas.
E se caso o passeio não dê certo por motivos maiores, eu rapidamente me aproveito de alguma situação - sempre existem essas situações quando se tem um filho de cinco anos - para dizer que o passeio não vai rolar por causa desse mau comportamento.
As psicólogas dizem que isso não é bom, e para falar a verdade eu também não gosto muito. Mas é mais forte que eu. Funciona tão bem, que chega a me dar comichão.
Mas estou em treinamento. Resolvi que quero ser uma mãe melhor e mais paciente, então estou me policiando em não fazer mais chantagem. É difícil, trabalhoso e demanda muita serenidade. Mas eu sei que vou conseguir.
Meu nome é Bruna, e estou mais um dia sem fazer chantagem com meus filhos.
Até mais.

12 comentários:

  1. Ai meu Deus, lá vem você com estas lições de moralidade e de super mãe que me faz pensar, pensar e chorar. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faa....eu sou uma chantagista em recuperação...não tem nada de exemplar nisso..ahahah...

      Excluir
  2. Amei, novamente.... Acho que tenho comportamente extremamente parecido....mas também estou me policiando, quem assim ajudamos umas as outras!!!! Bjo grande e continue escrevendo nos ajuda muito!!! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka...vamos montar o MCA...Mães Chantagistas Anônimas..hehehe...

      Excluir
  3. Nossa Brú, ouvindo vc falar, estou me vendo!!!Tbm sou assim, tbm sei que é feio, mas em algumas situações, não vejo outra alternativa, se bem que no meu caso, acho que não resolve muito não!!!Preciso parar com isso, obrigada pela dica...Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saber que vocês mães também são assim - eu sei que é egoísmo - me alivia enormemente. Mas o mais difícil para mim, tati, é que aqui o negócio funciona...por isso se torna tão irresistível...ehehhe

      Excluir
  4. O que eu sei é que no tempo de nossas mães elas usavam as armas que tinham para dar conta de 4, 5, 6...e sei lá mais quantos filhos. Se deu certo eu não sei, mas nós estamos aqui. Acho que o mal da nossa geração é justamente ficar pensando muito, debatendo muito, questionando muito, tudo o que fazemos com nossos filhos, com a educação que damos a eles. Gente, quantas vezes meu pai deixou de comprar ovo de páscoa na Bendita Páscoa para eu e meus irmãos porque éramos em 5 e ele não tinha grana para comprar para todos. Então minha mãe (ai essas santas mães) caprichava um bolo de chocolate, ou um pavê de chocolate e era a nossa esperada sobremesa do domingo.
    Pelo que sei nenhum irmão meu virou chocólatra ou psicopata por causa de coisas desse tipo.
    Acho que ser mãe é algo meio que abençoado. Deus perdoa muita coisa que as Boas Mães acabam fazendo por cansaço, por desespero ou simplesmente por não saber o que fazer.
    Então, eu acho que quase tudo o que as mãe fazem por seus filhos é válido desde que o fim justifique o meio.
    Também já me arrependi muito de coisas ou decisões que já tomei com relação ao José. Mas estamos evoluindo e a vida vai se fazendo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tentar melhorar e admitir os erros, é o primeiro passo para ser uma boa mãe....o resto é resto, né??

      Excluir
  5. Sabe Bruna, quanto a essa coisa de ser uma mãe melhor penso sempre nisso!!! Por melhor que sejamos ou nos esforçamos temos consciência de nossos erros. E eles são diários. Às vezes falo mais alto do que deveria ou sou muito dura e não precisa tanto ou deveria ter sido mais dura e fui mole demais... enfim o importante é termos consciência e tentar da próxima vez fazer diferente. Às vezes, realmente, é mais forte que a gente e cometemos o mesmo erro e vem aquela consciência pesada que mata a gente por dentro...
    Isso é ser mãe!!!!
    Até mais, meu nome é Silvia e estou tentando mais um dia não errar. (tá difícil!!!)

    ResponderExcluir
  6. Sabias palavras da Silvia, e combinam com o que vc disse no cafe aqui em casa, Bruna, "a melhor educacao que a crianca pode receber eh a da mae, ela eh que decide o que eh certo para seu filho". Geralmente evito comentar com antecedencia, a menos que queira a opiniao deles, pois gera uma ansiedade muito grande no Giuseppe. O Cesco eh descolado, vive o momento intensamente (tento aprender com ele todos os dias). O Giuseppe vive do futuro (que nada mais eh do que o presente de hoje), depois de 30 dias de ferias fora de casa, passeando, viajando, ele esta canalizando sua energia (e suas perguntas) para o assunto: "mae serah que um dia a gente vai na Disney??" Isto pq o vizinho foi ano passado e ontem brincaram juntos, entao lembrou do assunto. Nao sei se aumento sua ansiedade quando o privo de um brinquedo que quer (dizendo que ele tem que esperar o aniversario, o dia da crianca ou o dinheiro do cofrinho) ou de um quarto soh pra ele, tentando ensina-lo que nem tudo o que queremos podemos ter na hora, mas me assusta mais ainda a ideia de dar tudo o que pede, na hora que pede. Meu exercicio com ele, ensinado pela minha microfisioterapeuta, eh agradecer em voz alta por 2 minutos tudo de bom que aconteceu na minha vida. Ao inves de ver a metade vazia do copo, ver a metade cheia. E assim, entre erros e acertos, vamos fazendo nossa historia mammys! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aeeeeeeeeeeeeee saaaa....conseguiu responder e arrasouuu...obrigada pelas palavras, amigaaaa....

      Excluir