quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mãe leoa, eu????

Seu filho  chega chorando  da escola, e então  ele conta que os amigos brigaram  com ele e isso o chateou.  Aí  você  pergunta :"E a professora? O que fez?", e ele responde:"Nada!".
Primeiro  sentimento : vou na escola e pegar aquela professora pelo pescoço.
Segundo  sentimento : calma, preciso  ensiná -lo a enfrentar  isso sozinho.
Quando devemos nos intrometer nos assuntos  de nossos filhos e quando devemos  deixa -los resolver  sozinhos?  É  tão difícil!
O instinto  materno nos faz sair como leoas  para defender  nossa prole, mas será  que isso é  bom? Se os protegermos  sempre, como irão aprender a se defender  sozinhos?
E quando se trata de escola? Quando devemos ir até  lá  para "conversar "? E quando devemos  resolver  as coisas  em casa mesmo?
Bom, meu filho mais velho me ensina muito -isso por que  ele tem apenas oito  anos-, e anda tendo problemas  na escola. Quando questionei a atitude  da professora e da escola,  ele mesmo me disse  :"Mãe, eu sei me defender! ". Fofo,  né?! Mas ainda assim desesperador pra mim.
Observando tudo de uma maneira  geral, reparei que muitos dos problemas que andam surgindo, é  por conta de pais que tiram as responsabilidades dos atos de seus filhos.  "Meu filho fez isso, por que o outro provocou ", ou "Meu filho  faz isso por que o seu ensina essas coisas erradas a ele". O mesmo acontece com a escola,  jogamos toda a responsabilidade  nela, sendo que a base tem que ser feita em casa. De que adianta a professora intervir em um briga,ensinar o correto,  dar bronca,  se quando chegar em casa, a mãe  irá  contra ela??
Ando assustada  com a falta de educação de algumas crianças,  mas me choca mais a falta disso em alguns  pais.
A verdade  é  que devemos parar e pensar antes de sair batendo no peito  e defendendo  nossa prole.  Temos que defender  sim, mas as vezes a melhor defesa  é o silêncio.  E nossos  filhos merecem estar  preparados  para o futuro. Merecem  saber enfrentar  uma pessoa falsa no seu caminho,  ou um amigo  mais agressivo.
Quero deixar  bem claro que confio demais em instinto  materno,  e acho que as vezes sentimos que devemos intervir. Não  devemos ir contra essas sensações.  E também temos que respeitar  a fase de cada idade, uma criança  de três anos provavelmente  precisará  de ajuda externa para se resolver.  Equilíbrio  e coerência  nunca  é  demais.
O mundo está  evoluindo  muito  rápido,  e me parece  que alguns conceitos  de certo e errado andam se perdendo aí  no meio, eu só  tento manter a serenidade, e tento mais ainda ensinar  meus filhos  a agregar valores.
Tento não  ir mais à  escola para conversar,  no momento,  as conversas  estão  sendo em casa mesmo.
Se estou certa? Não  sei. Mas estou fazendo o meu melhor,  e ainda acredito  muito no futuro  deles. Sei que ainda há  um jeito  de tudo melhorar.
Até  mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário