sábado, 29 de setembro de 2012

Mimados...será mesmo???

_Nossa, aquela criança é mimadinha, não é? - uma fulana comenta com sua amiga.
_Ah, é sim - diz a amiga da fulana em tom de fofoca. - Também, né, é filho único.

Quem nunca ouviu, disse ou presenciou alguém fazendo esse tipo de comentário, que jogue a primeira chupeta.
Todo mundo sabe que filhos únicos são mimados, não é mesmo? ERRADO.
Claro que é apenas a minha opinião, mas ando observando essas crianças ditas mimadas e na maioria das vezes, elas não são filhas únicas.
Há uns dias atrás, em uma tarde de domingo ensolarado, resolvemos levar as crianças ao Parque da Cidade. Sabíamos que seria uma péssima ideia antes mesmo de ter a ideia em si. Mas não havia mais nada para se fazer e meus filhos estavam irritados de tanto ficar em casa.
O lugar estava abarrotado de crianças. Não tinha lugar nem para se sentar e brincar na areia. Foi então que chegou uma galerinha de crianças. Todas bem arrumadinhas, com aqueles sapatinhos cheio de frufus e as mães impecáveis. Uma das famílias, tinham três filhos. Um mais insuportável que o outro. Tentaram pegar uma pá de areia da Alice - justo da Alice - e ela, claro, não deixou. Pensem em uma criança se jogando no chão, se debatendo tanto que achei que ele estava tendo um tipo de ataque epilético, ou sei la. A Alice até foi lá e emprestou sua pazinha, impressionada com toda aquela cena.
E isso foi só o começo.
Conversando com as mães pimponas dessas crianças, descobri que TODAS elas tinham irmãos. E a maioria delas ficava longe dos filhos durante a semana, e queriam aproveitar todos os segundos junto com eles no fim de semana.
Agora vamos pensar o seguinte. Um casal resolve ter filho. Ficam tentando durante alguns meses - alguns até anos - e quando conseguem, a alegria é tão grande que parece não caber dentro deles. Nasce aquela criaturinha abençoada, que nos dá amor, atenção e nos enche de uma luz que nada no mundo substitui. Será que existe uma mãe que é capaz de não mimar seu filho?
Não estou defendendo isso. Não gosto de crianças mimadas também. Mas é tão difícil educar, que tem dias que eu tenho vontade de jogar tudo para o alto e só curtir meus pequenos. Sem restrições, sem broncas, sem chamadas de atenção. Fazer tudo o que eles querem e pronto.
Mas não posso.
Só acho que, de certa forma, é muita hipocrisia dizer que nós não mimamos nossos filhos. A gente faz de tudo para vê-los felizes. Por mais que a gente dê limites, e ensine que nem tudo na vida vem fácil, a gente também procura igual loucas um passeio legal no fim de semana para eles. Enche a casa de amiguinhos só para que eles tenham um dia diferente perto de quem eles gostam. Compra McDonald's duas vezes na semana para premiá-los por alguma atitude legal que tiveram.
O que quero dizer é que, eu acho, que antes de falarmos que uma criança é mimada, temos que saber qual sua realidade de verdade. Todo mundo já teve seu dia de mãe bobona, e nossos filhos também já tiveram - ou vão ter - o seu dia de criança mimada chata.
O importante é ensinarmos valores. Nada de rótulos. Nada de não ter limites. As crianças de hoje em dia, precisam saber que a união da família é importante, e não o dinheiro que a família ganha. Que os pais são pessoas honestas, justas e respeitam o próximo.
Eu acredito que se ensinarmos uma parte disso, qualquer crise de manha ou choro fora de hora, será completamente perdoável.
Até mais.

8 comentários:

  1. Bem, neste caso, acho que vou discordar de você. Dar amor, fazer TUDO que o filho quer, nem sempre é bom, algumas mães perdem a medida do certo e errado pela culpa de estar fora a semana toda e é um Deus nos Acuda...
    Eu fico fora o dia todo ,esse mês graças a Deus estou conseguindo trabalhar só 6 horas por dia, mas em horário invertido ao que os meninos ficam em casa, o que na prática dá no mesmo! E ainda vou pra faculdade a noite, ou seja, tempo pra eles só nos finais de semana MEEEEESMO !!!! Bem, voltando ao assunto em pauta... Não me sinto culpada, então acho que cobro deles com mais rigor a educaçãoE a disciplina, me lembro de algumas situações em que estranhos vieram elogiá-los pelo comportamento e educação e te digo, é M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O quando isso acontece! O Denilson como você sabe não é pai do Lucas e vai às reuniões de pais e vem maravilhado com os elogios dos professores, das mães que o conhecem por causa de aniversários...ele tem um orgulho que só quem é pai sabe como é! Acho que a birra faz parte do crescimento e amadurecimento das crianças, e cabe a nós pais e mães sabermos contornar, porque não há nada mais irritante que gritos de criança mimada no ouvido! Eu passo por isso o dia todo, então quando chego em casa, quero silêncio e escuridão (o que convenhamos é impossível com 3 filhos pequenos), mas não posso passar pra eles o que estou sentindo porque não é culpa deles se eu trabalho com crianças geralmente sem limites. Eu não vou dizer que não aconteceu nunca na minha casa uma crise de "mimadice" (essa palavra existe?) os meninos não fizeram isso muito não, acho que umas duas ou três vezes apenas, agora vamos ver a Lorena...
    ( espero não pagar minha língua ). Eu não sei se sou muito dura com eles, mas me parecem crianças felizes. Eu também mimo sim, e muuuuuuuito, muito além do limite, mas por outros fatores que não o der estar ausente. Acho que tudo se deve ao comportamento dos pais também, uma criança que tem segurança e respeito, com certeza será uma criança mais calma em suas atitudes quando recebe um não. Dosar é a palavra chave, CARINHO + RESPEITO + BRONCA na mesma medida...Sem culpa, sem excesso, com muito olho no olho, e sem mentiras, eu sempre digo a verdade, mesmo que eles não gostem da resposta. Tipo, mãe compra isso? e eu digo.. hoje não dá, quem sabe da próxima vez? Por quê? Porque hoje não tenho dinheiro, ou porque você não se comportou, ou porque passou da hora no computador, sempre há um porque atrás do NÂO. nunca é um NÂO porque Não... entende?
    Bem, essa é minha simples opinião.... mas respeito a sua....kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ó só....talvez eu não tenha me expressado tão bem....pois foi exatamente isso que quis dizer...que nós mimamos nossos filhos, mas sempre com boas dosagens de disciplina..mesmo quando temos vontade de não dar disciplina....
      odeio birra de criança...e acho que um dia sempre passaremos por isso mesmo...mas é exatamente nesse dia que vamos mostrar que isso não se faz....
      a gente educa, dá bronca, dá carinho e uma vez ou outra, damos aquela mimadinha singela...hahahaha...
      é isso ai...bjocaaaaa
      (já estava ficando com saudades de seus comentários...heheh)

      Excluir
  2. "Respeitar os outros". Acho que é isso que falta na criança mimada, respeito pelo espaço do outro.
    O que acontece na maior parte das vezes é que as mães que mimam demais os seus filhos não sabem ou não fazem com que seus pequenos aprendam que existe o outro. Educar e aprender é muito dolorido quando se é pequeno. As crianças não entendem bem porque a mãe e o pai faz tudo para ela e os outros não. Esse é o problema! A garotinho do parquinho deu um escândalo tão grande que a coitadinh a da Lice acabou dando a pá para ela. Por que diabos a mãe dessa menininha não fez alguma coisa? Para mim não é porque a mãe quer curtir muito seu pequeno ser, mas também por não querer ter trabalho. Tudo com os pequenos dá trabalho. E cansa...muito!
    Li outro dia que os pais que não educam e privam seus filhos, os privam de uma evolução maior que é a evolução moral. Um adulto evoluído moralmente foi aquele que aprendeu desde pequeno que existem outras pessoas no mundo, com suas vontades e seu espaço é que era preciso respeitar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai, ju....disse tudo...talvez as pessoas não entendam que podemos mimar nossos pequenos, enchendo-os de amor e carinho, mas dizendo alguns nãos na hora certa....
      bjocaaa

      Excluir
  3. Acho que o mundo está aí... para isso mesmo.... para nossos filhos aprenderem... para os filhos dos outros aprenderem....para nós mesmas aprendermos o que devemos ou não fazer....
    Mimar é muito bom e gostoso,... mas "educar" é preciso...São dois lados da mesma moeda.
    Beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como disse a andrea, dosar é muito importante....
      eu costumo dizer que vivo para achar o ponto de equilibrio em tudo...
      bjooo

      Excluir
  4. Bru, tente fugir da comparação entre pessoas nos seus textos, ela é uma armadilha. Quando você compara fases da vida dos seus filhos, como o último post (dia 04/10), a sensação de quem lê (a minha pelo menos) é muito positiva, agradável, pra não dizer de superação. Quando você registra os frutos que está colhendo da educação que está plantando e também as fases "down" onde você percebe (e nós também com nossos pequenos) que precisa rever seus conceitos você está construindo uma história, que é única, a dos seus filhos!! Beijo

    ResponderExcluir
  5. oi, sá...eu tento passar aqui no blog as frustrações, alegrias, duvidas e inseguranças que tenho...acho que sempre alguém poderá se identificar com qualquer coisa que seja...esse post, pelo que vi, eu não consegui expressar exatamente o que eu estava pensando...mas acredito,pelo menos para mim, que as comparações são inevitáveis..eu tento fugir delas, mas elas sempre me encontram...rs....
    bjooooo

    ResponderExcluir