domingo, 19 de agosto de 2012

Atividades extra estressantes.

Uma das coisas mais difíceis em ter dois filhos - pelo menos para mim, claro - é conciliar tudo o que você quer fazer com o filho mais velho, tipo esportes, brincadeiras e aulas extras, com a boa vontade do filho menor. Bom, semana passada eu tive meu pequeno teste para saber se devo ou não continuar arrumando coisas para Pedrão fazer.
É assim: terça de manhã, Pedrão tem meia hora de fono; sexta de manhã, uma hora de Radkids - esporte. Pouco não é? Não para quem tem que ficar na espera com uma pequenina de dois anos chamada Alice.
Vamos começar pela terça-feira. Levantamos, nos alimentamos, arrumamos tudo e deixei que a Lilica escolhesse seu objeto de distração - vulgo, brinquedo - para ficar na sala de espera enquanto Pedrão está lá treinando seus Rs.
A sala de espera da clínica não é nada atrativa para crianças. Aliás, para qualquer mãe um pouco mais zelos, aquilo parece uma bomba atômica prestes a explodir. Escadas sem proteção, e um sofá bem em baixo do parapeito da mesma. Eu sempre me sento ali, para impedir que Alice tente "ver" quem está subindo. Mas nessa terça, tive que levantar para assinar uns papéis. Nem cheguei na mesa da recepcionista. Foi só me levantar, para a Alice dar um moshe no sofá e se deitar no parapeito como se estivesse presa a um paraquedas. A sala inteira pulou na direção dela. Uma das mulheres até me atropelou na tentativa de chegar antes. Não aconteceu nada com ela, claro, mas com meu coração...bom, esse envelheceu uns trinta anos só nesse dia.
E depois de dois dias de intensos momentos caseiros, chega a tão clamada sexta-feira. E vamos nós para o Radkids do Pedrão. Ele adora. Encontra José Henrique - seu amigão -, e faz todas os esportes de uma vez.
Enquanto ele está lá, pulando, se exercitando e se divertindo, estou eu, Juli - mãe do José Henriquei - e Lilica esperando os pimpões. Depois de quinze minutos, o pequeno espaço de espera é tedioso demais para ela. Ficamos em um sobe e desce sem fim em uma escada - acho que ela tem um quê com escadas - até ela achar a porta da rua e resolver que ficar parada no meio - literalmente - da rua é bem mais divertido que ficar na salinha chata de espera. Claro que ela nem chegou a tentar essa possibilidade, eu a tirei de lá sob protestos árduos: choros altos, bateção de pé e gritaria. Juli essas horas era somente mais uma lendo revistas tranquilamente na sala que um dia foi silenciosa.
Depois de alguns minutos - que pareceram horas para mim -, Alice para na portinha da sala do Radkids e fica lá, calma e serena, olhando o irmão e o amigo treinarem, tagarelando palavras consigo mesma. Me sentei para respirar um pouco. E quando olhei para Juli e pensei em trocar meia dúzia de palavras com a minha amiga, escutamos um barulhinho de água. Bom, é uma academia de natação, pensei comigo, deve ser água da piscina. Mas o raciocínio de mãe foi um pouco mais rápido. Percebi que só tinha o barulhinho de água. Mais nada. Sem voz da Alice de fundo. Quando pensei em olhar com mais atenção de onde vinha a água, Juli vira para mim e diz:
_Brunaa...a Alice ta apertando o botão da água!
Dei um pulo de quinze metros da cadeira e saltei em direção ao bebedouro - chiquééééérrimo - que tem ali, onde a santinha estava apertando o botão de sair água sem copo em baixo.
....
Sim, minha gente. Tudo isso é pouco para mim. Fui eu - somente eu - que quis que Pedrão fizesse atividades extras na parte da manhã. Agora eu tenho que aguentar.
Por isso, mães de mais de um filho, pensem bem - na verdade muuuuito - quando quiserem fazer coisinhas com seus filhotes mais velhos. A não ser que o lugar onde ele vá tenha brinquedoteca com monitor. Aí sim vai funcionar.
Até mais.

9 comentários:

  1. Bru, foi muito bom ler isso, pois essa semana irei levar a Ju para ver se ela quer fazer ginastica artística, será duas vezes na semana, terças e quintas das 17:30 as 18:30, preciso ver muito bem o que vou fazer com a Isa, pois senão vou arrumar para a cabeça. Obrigada pela dica! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pára, ro.....a Isa é uma lady....jamais faria estripulias dessa maneira...pode ir tranquila que vai dar tudo certo....bjooo

      Excluir
  2. Sou filha de uma família de mais 4 irmãos. Ou seja, éramos 5. Sempre culpei os meus irmãos porque meus pais não faziam nada de legal comigo. Vou contar uma pequena história. Um dia na antiga Mesbla, peguei meu pai pelo braço, com muito carinho, tinha 12 anos, e levei-o para ver o grande presente que eu gostaria muito de ganhar - uma linda bicicleta com cestinha! Ele já estava vendo o preço e os detalhes da compra com o vendedor quando minha irmã mais velha chegou e disse:
    _ Vai comprar o meu walkman também?
    Puxa! Isso marcou! Meu pai não comprou e me disse que ele não poderia dar tudo o que todos nós queríamos ao mesmo tempo.
    Então eu digo para todas as mães que tem mais de um filho para não deixar que isso aconteça. Não deixem de fazer ou dar algo de legal para esse ou aquele filho por causa do outro. De duas coisas uma vai acontecer, espero que não, ou os pequenos vão se achar discriminados ou injustiçados e até achar que seria melhor ser filho único.
    Quem, antigamente, que tinha muitos irmãos nunca pensou por um só dia como seria bom ser filho único!!! Pensem bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito bom ouvir de quem tem - muitos ou poucos - irmão essas coisas...eu não tenho e nem meu marido tem...não sabemos o que é se sentir assim, e as vezes acabamos fazendo as coisas sem pensar muito no que pode acontecer...é dificil para nós sabermos como lidar com coisas simples, como o ciumes de irmão, por exemplo....
      só quem já passou por situações assim é que podem falar com propriedade o que pode ou não ser melhor....
      valeu, juli...
      ahh...e obrigada por aguentar as lokas de sexta feira...ahahah...

      Excluir
  3. Bru, eu levo os meus na natação em horários seguidos. Sempre vai uma mochila com lápis de cor, revista de atividades, massinha, livrinhos, a Po do Teletubbies... mas na verdade no horário que a Maria espera o Francesco eu aproveito mesmo pra comprar algo com ela (não pra ela). Corremos no super que tem lá perto, ou vamos a farmácia, ou vou abastecer o carro, ou costureira... ou mais de uma destas coisas. Sei que seria mais fácil isto no horário que ela não está junto mas pelo menos estes 50 minutos passam rapidinho. Depois, ela entra na natação e o Francesco fica esperando comigo, mas na boa, ele pinta, faz palavra cruzadas, caça-palavras, brinca de carrinho. E eu até leio uma revista. Ah, ainda tem o dia que enquanto um nada o outro corta o cabelo e depois troca...Otimização de tempo amiga!! beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, Sá....vai ter que ser assim...é que Pedrão sai as vezes para tomar água, e adora dar um chamego e se exibir um pouco para mim...eu fico com dó de sair dali....mas estou com a bandeira branca na mão...ahahaha...bjooo

      Excluir
  4. Ai meu Deus... ainda vai chegar a minha vez. Eu tenho um pouco de sorte porque o maridão trabalha perto e tem horário flexivel (principalmente na parte da manhã). Mas vamos ver até lá como vai ser. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc se esqueceu que, assim como a Isa, a Julia é uma lady...ela vai sempre tirar nota 10....e sem desmanchar o penteado...
      e quando não der para levá-la junto, pode deixar que eu tomo conta dela...rs...bjooo

      Excluir
    2. vou deixar com vc, do mesmo jeito que vc deixa a Alice comigo - NUNCA! bjs molhado para o Pedro e outro pra vcs.

      Excluir