domingo, 15 de abril de 2012

Os dias de cão se acabaram.

Que a mulher é forte, é muito mais resistente à dor, é mais decidida e menos medrosa todos já sabem. Até eu sabia. Mas o que eu não sabia era do poder que a mulher tem dentro de uma casa.
Não sei se vocês já perceberam, mas nossa casa não é exatamente o que é nossa família, ela é exatamente o que NÓS somos. Se estamos bem, a casa está bem. Se estamos mal, tudo fica mal.
Nosso marido levanta de manhã, em um daqueles dias que a única explicação é que ele dormiu com a bunda descoberta de tão mal humorado que está. Ele sai para trabalhar e quando volta, a gente agrada, faz uma comidinha especial, faz um chamego, uma brincadeira e pronto! Todo mundo feliz novamente.
Nossos pequenos acordam atacados, daquele jeito que a única explicação é que houve revezamento de anjos da guarda e o que está de plantão é hiper ativo. Levamos ao parque, fazemos chazinho, inventamos brincadeira e  pronto! Todo mundo feliz novamente.
Agora, nós acordamos daquele jeito, sabe, TPM e ponto - poucas explicações bastam para isso. O que acontece?
É só levantarmos da cama para uma criança tropeçar, cair e bater a cabeça. O marido, que já está pronto para trabalhar, derruba café na camisa um minuto antes de sair - atrasado. Queimamos a comida, atrasamos para pegar as crianças na escola por conta do trânsito, quebramos um copo, falta água, o bebê têm cólicas, o ferro de passar para de funcionar, chove o dia todo...
É o caos fechado em quatro paredes de nossa residência. Nem um tsunami causaria tanto estrago quanto o grito que damos na hora que cai a última gota em nosso copinho - que nesses dias é bem pequeno.
Já percebi que o dia que estou assim, é o dia que tudo acontece. Por mais que tente me controlar, às vezes, é impossível, e aí o dia se estende da pior maneira possível.
Resumo: Mãe mal humorada, filhos mal humorados, marido mal humorado.
Tento entender que somos mulheres e humanas, como todo mundo.Apesar de sermos responsáveis direta por muitas coisas, não podemos ser perfeitas. Nunca seremos.
Só podemos ser melhores. Podemos tentar, a cada dia, melhorar. Se hoje foi bom, vamos melhorar para amanhã ser ótimo, mas se hoje foi ruim, vamos melhorar para que nunca mais esse dia se repita.
Quando estou assim, achando que os dias de harmonia nunca mais vão voltar, à noite, quando coloco os pequenos para dormir, fico olhando aquelas carinhas cansadas, de olhinhos fechados, tranquilos que, provavelmente, estão sonhando com parques e brincadeiras. Parece que eles nunca serão capazes de aprontar tudo o que aprontam normalmente. Então gravo em minha memória que, por pior que seja o dia, sempre terá um minuto de tranquilidade e paz. E que, mesmo com nossos altos e baixos de humor, nossos amados dormem tranquilos e sem preocupações, sabendo que estaremos lá amanhã, para deixar tudo como estava novamente.
Nossa família agradece nosso esforço.
É o que podemos fazer. Eu acho.
Até mais.

4 comentários:

  1. a gente só muda de endereço Bruna... é tudo igualzinhooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem fale...sofremos pelas mesmas coisas...obrigada pelo comentário, Sá...bjooo

      Excluir
  2. Bru, por isto fiz microfisioterapia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ultimamente acho que nem isso me ajuda..hahahahaha....bjooo

      Excluir