terça-feira, 9 de julho de 2013

Conselhos para criar filhos.

  • BY CECÍLIA.


  • Se eu tivesse meu filho para criar de novo,
    Eu pintaria mais com meus dedos e apontaria para eles muito menos.
    Eu passaria menos tempo corrigindo e mais tempo conversando.
    Eu tiraria meus olhos do meu relógio e perceberia mais o quão rápido o tempo está se passando.
    Eu me importaria em saber menos, e saberia me importar mais.
    Eu passaria mais tempo brincando com eles.
    Eu ficaria menos sério(a) e me divertiria mais.
    Eu correria mais com eles e olharia mais as estrelas.
    Eu seria menos firme, mas, firmaria mais meu amor por eles.
    Eu reformaria a auto estima, e deixaria a reforma da casa para depois.
    Eu amaria menos a força, e viveria mais a força do amor. 
    -- autor desconhecido
    Esse lindo texto foi lido por uma funcionária da escola onde minha filha estuda, na reunião de pais da semana passada, e foi o estopim da minha, digamos, indagação. Vi algumas mães se debulhando em lágrimas, algumas avós com lágrimas nos olhos, alguns pais emocionados, alguns com cara de paisagem (eu era uma dessas) e o comentário de uma das coordenadoras foi o que mais me impressionou: ela queria que nós, mães trabalhadoras, se sentissem culpadas o suficiente para não deixarmos nossas crias na escolas durante o recesso de julho... Que planeta aquelas mulheres vivem onde se pode tirar férias em julho, dezembro e janeiro, e as vezes até fevereiro???
     Hellloooo!!!! Eu sou assalariada!!! Com sorte terei férias em dezembro, mas julho, é mês de trabalho normal para os assalariados, que nem sempre tem a sorte de tirar as férias junto com os filhos e maridos. Entendo que a escola precisa do recesso e que cada um se vire com sua cria para poder trabalhar, mas nos fazer sentir culpadas por isso é o fim!!!!!
    Enfim, revoltei ali quietinha para não causar a discórdia, e fiquei feliz por saber que aproveito bem todo o tempo que tenho para a minha filhota, nem que seja nos finais de semana, feriados ou as noites de segunda a sexta...

11 comentários:

  1. Pois bem, vejamos o assunto férias de julho por um outro prisma...
    Eu trabalho em escola e de presente ganho uns dias pra ficar com meus filhotes... eu tiro dez dias em julho e 20 dias em janeiro... os professores tem recesso em julho e 30 dias em janeiro... os outros dias, caso os outros mortais não saibam, nós ficamos internos trabalhando para o bem dos pequenos que a nós são confiados durante o ano todo.
    Mas não foi pra isso que resolvi deixar aqui meu comentário, minha visão enquanto educadora, e somente neste aspecto, é que após cinco longos meses com rotinas, horários fixos para alimentação, dormir (no caso de creche), brincar, todo tipo de trabalho manual que vem junto com a apostila que algumas escolas utilizam, comer, rezar, amar (rsrsr só pra relaxar!)eles "os filhos" estão tão exaustos quanto nós que trabalhamos com eles...
    O que muitos pais não entendem é que eles precisam de atenção, colo, sofá com guloseimas, abrir a geladeira pra comer danone durante a tarde, levantar da cama e se jogar no sofá com um edredon e assistir desenho até saber o diálogo dos personagens de cor e salteado.
    Entendo perfeitamente que os pais não têm férias nos mesmo meses que a garotada, e aqui não vai nenhuma afronta às suas necessidades de deixá-los nas respectivas escolas, mas um pequeno alerta de quem trabalha com criança e vê nos olhos delas o cansaço nos meses de junho e novembro.
    As crianças estão insuportavelmente chatas nestes meses por conta de acordar cedo e ter rotina de adulto quando na verdade ainda são crianças!
    Acredito que assim como vc, que postou sua indignação por não concordar com a coordenadora fazer com que se sentissem culpadas, há ainda uma pequena parcela de mães e pais que realmente fazem com que os pequenos momentos ao lado de seus rebentos seja realmente bom a ponto de não sentirem suas faltas nos momentos em que precisam trabalhar!!
    Mas deixo aqui dois pequenos exemplos para que vocês pensem...

    - Tenho uma mãe na unidade em que trabalho que é professora da rede municipal, (portanto tem férias nos mesmos meses em que suas duas filhas têm, certo??) essa criatura, assinou um papel dizendo que sua filha mais nova frequentará a creche nas férias, e claro que não escreveu isso, mas falou na porta da sala a seguinte pérola: - ela vem sim!!! Porque tenho outra peste em casa e não vou ficar com as duas, nem que a vaca tussa. E de mais a mais, eu tb tenho direito de ter minhas folgas e passear enquanto uma fica aqui e outra com a avó, vou passear no shopping, vou pro centro ver as ofertas da juju, da torra torra, na marisa!

    a prefeitura não abrirá todas as creches, só alguns pólos, então, as crianças serão mandadas para essas unidades nas férias, ou seja, escola diferente e pessoas diferentes... que fique claro isso...

    a outra mãe:

    - não tem problema que ele chore, tem que acostumar que a vida é assim...quando voltar das férias ele vê voces de novo e fica tudo bem.
    detalhe: outra professora da rede e que também estará de férias!

    então? vocês ainda acham que todas as mães são iguais?? e que todas as crianças têm em casa uma mãe amável e doce e que faz do tempo junto uma alegria???

    a primeira mãe, diga-se de passagem, não fica com a filha desde que ela tinha 4 meses, hoje ela tem 3 anos! todas as férias a menina fica na creche!!!! sábado e domingo já é o suficiente, diz ela, não tenho saco! aliás, quando nasceu essa menina, ela simplesmente disse pra filha mais velha, que também era da minha unidade, que ela deveria dormir na creche também, pq ela era muito chata... (bom né, pra uma criança que na época tinha 2 anos e meio e que acabara de ganhar uma irmãzinha????)

    Bom, em tempo, entendo quem precisa da escola no recesso, mas como educadora não podia deixar de mostrar o outro lado da moeda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que existem mães e mães...concordo que na, maioria das vezes, essas "mães" largam seus filhos onde bem entendem...e acho que férias escolares tem seu propósito...nunca discordei disso, e é exatamente por esse motivo que eu nunca deixei em curso de férias...mesmo trabalhando...
      mas a diferença é que eu tenho opção...
      as mães que não tem essa opção, também, muitas vezes, não tem uma segunda opção para deixar seus filhos em outro lugar que não seja na escola...
      masssss...cada um com seu problema, certo?
      CERTOOO...então achei completamente desnecessário, essa coordenadora dar o seu recado para as mães que não são mães, deixando as outras que se desdobram entre trabalho, filhos, casa e muita culpa, com mais problemas para pensar...mais uma pulguinha pulando atrás de sua orelha dizendo: você não é tão boa mãe assim...
      acho correto férias, descanso, mudança de rotina...mas, por favor, não precisa botar mais caraminhola na cabeça das mães que se preocupam com seus filhos..
      (e só para comentar: que mãe mais FDP essa aí que vc comentou...to pega da vida com ela...)
      bjooo

      Excluir
  2. Adorei os comentários!! Vocês são rápidas!!! rsrs
    E Super Mamys, você entendeu exatamente onde doeu... Por mais que eu me desdobre, sempre vou achar que não sou boa o suficiente, e um comentário infeliz como daquela coordenadora acaba com meu dia... Talvez ela tenha pegado pesado para atingir as mães que tratam a maternidade como um fardo, como citado acima (também fiquei pega da vida!!) mas o que notei é quem quem chorou primeiro e mais copiosamente foi ela! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mulher+filho=culpa...
      em resumo: sempre achamos algo que nos faça se sentir culpadas...rs..
      bjooo

      Excluir
  3. Meninas, (não sei o nome de vocês), infelizmente quem sente são mães como vocês, que amam de verdade, que se preocupam, que estão sempre fazendo o impossível para vê-los felizes. Vocês dão o melhor de si, e isso sim é ser mãe! Não é porque alguém passa o dia todo com o filho que é uma ótima mãe, pelo contrário, eu tb já presenciei algo assim. O médico da criança indicou a creche porque era melhor do que em casa!!! acreditem, isso ocorre! Eu só postei isso pra vocês verem que tem gente que acha que escola é deposito de criança, não se sintam mal ou culpadas pelo que a coordenadora fez, ela com certeza sabe quem são as mães que precisavam ouvir isso mas, não tem como peneirar, não há possibilidade de enviar uma cartinha só pra quem precisa. Neste caso, era a única solução.
    Não acho que o comentário foi infeliz, eu talvez tivesse feito a mesma coisa, às vezes essas mães só precisam de um empurrão para melhorar sua maneira de agir.
    Sintam-se orgulhosas de serem boas mães, trabalhadoras, competentes, mulheres que não se deixam abater! Imaginem isso como um simples puxão de orelha só pra quem merece! Vocês nunca ouviram sermão da mãe de um amiguinho quando eram pequenas??? Tipo: O zezinho quebrou a janela da vizinha com a bola e todo mundo que estava jogando levou a bronca junto???? Então, pensem assim!

    Beijos em todas que sabem a diferença entre precisar da escola e usar a escola como muleta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só o que posso te dizer é:
      YÉÉÉÁAAHHHHHHHHHHHH!!!
      rs..

      Excluir
  4. Meninas, vou mostrar ainda um terceiro lado... existem recados que são dados a quem não merece, mães que são mega disciplicentes, verdadeiras mães que criam seus filhos com o seu melhor, professoras, diretoras e coordenadoras mega preocupadas com o melhor das crianças e aquelas irritantes professoras, coordenadoras e diretoras, que repudio, que não querem trabalhar nas férias e muitas vezes nem na rotina escolar que fazem de tudo para jogar areia nos passeios, na última semana de aula antes das férias etc etc etc e que deixa até Deus se sentindo culpado por mandar Jesus a aula nesses dias ou períodos. Sou professora e mãe e posso garantir que existe de tudo!!! Por isso precisamos controlar a culpa e saber separar as coisas. Ser verdadeira e agir corretamente é sempre a melhor forma. Dessa forma a culpa é apenas de quem errou!!!
    Obs: Os comentários de vcs são muito bons, porque essa bobagem de usar nomes esquisitos para não serem identificadas. Somos todos mães, esposas, irmãs, filhas com erros e acertos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Sil...pq sentimos tanta culpa, não é?? O bom, é que quando nos vemos nessas situações, é ótimo saber que não estamos sozinhas nessa...e aí, uma apoia a outra..acabei de voltar a trabalhar e te digo: ando me sentindo péssima...por isso fiquei com ódio junto com a Cecília dessa coordenadora...é uma batalha diária, controlar minha culpa...mas tenho total consciência de que faço o meu melhor...
      quanto aos nomes, ninguém ta se escondendo, não...rs..é a identificação dos emails que saem assim...rs....
      bjoooo

      Excluir
  5. Adorei a conta mulher + filho= culpa. Fórmula básica. Se é só isso, então seria bacana assinar embaixo dos comentários embora respeite as escolhas de cada um. Bj.

    ResponderExcluir
  6. OIiiiiiiii
    Desculpe Silvia, eu mesma falei dos nomes e acabei não assinando...
    ainda bem que entramos num acordo, só deve ter culpa quem realmente não faz seu papel...
    Beijos..
    Andréa.

    ResponderExcluir
  7. É isso aí andréa! Um fardo a menos nas costas. Bjs

    ResponderExcluir