sexta-feira, 18 de maio de 2012

E agora? O que faço?

Já faz alguma tempo que estou querendo que o Pedrão faça algum esporte. Mas sabe como é, eu pesquiso, vejo horários, valores, e acabo não levando por falta de tempo, esquecimento, essas coisas.
Até que veio Kátia (mais conhecida como mãe do Samuca e da Julinha) e disse que iria levar nosso fofo Samuel para fazer uma aula de karatê. Fiquei empolgadinha e fui falar com Pedrão. Ele amou. Ficou entusiasmado, ansioso, não via a hora de treinar com o melhor amigo.
No dia da primeira aula, pegamos os pequenos na escola e fomos em comboio para o karatê.
Chegamos na academia - um lugar agradável, lindo e muito legal -, Pedrão já começou a dar o primeiro vestígio de que o negócio não ia rolar. Ele olhou para mim e falou: Esse lugar é chato!, e seus olhos encheram de lágrimas. Isso mesmo, lágrimas. Então, como se eu fosse largá-lo ali, naquele lugar desconhecido e com pessoas que ele nunca viu na vida, ele grudou em minha perna e soltou o seu primeiro Não voooou choraminguento. Só para constar, ele sabia que eu iria ficar com ele durante o treino, e o lugar é ótimo pois os pais ficam sentados bem próximos do tatame. Ele iria ficar, praticamente, do meu lado treinando.
Nem preciso acabar de descrever o que aconteceu. Lógico que ele não parou de chorar um minuto, não entrou no treino - mas eu fiquei lá com ele para assistir, pois a esperança é a última que morre - e ainda fez com que seu amigão ficasse todo cheio de dó dele. Pelo menos o Samuca aproveitou e adorou.
Tentei levá-lo mais um dia, fiquei conversando desde de manhã, dizendo onde íamos depois da aula, como seria e que seria muito legal. Ele até concordou e estava começando a gostar da ideia. Mas foi só ele me ver na porta da escola que já começou a chorar porque não queria ir. Conversei, ponderei, e até chantageei, mas por fim desisti e não o levei.
Foi aí que a dúvida surgiu. Até onde devemos insistir? Vou ser sincera, por mim, eu o levaria chorando mesmo, até ele pelo menos entrar no tatame e fazer uma aula que seja. Mas me disseram que isso pode piorar a situação. Vou forçá-lo a fazer algo que não quer, o que irá fazer com que ele crie asco e mine todas as possibilidades de que ele, de repente, venha a gostar do esporte quando estiver um pouco mais velho.
Dúvida cruel. O pior é que, depois disso, qualquer esporte que eu comente com ele que poderia gostar, ele já diz de antemão que não quer ir.
Resolvi dar um tempo à ele. Esperar, quem sabe, ele amadurecer um pouco mais e então levá-lo novamente para conhecer alguns tipos de esporte. Mas a dúvida ficou martelando em minha cabeça: o que fazer em uma situação como essa? Forçar a barra, ou aliviar? Até agora não cheguei a nenhuma conclusão, mas uma coisa eu tenho certeza, esporte é importante e vai chegar uma hora em que ele terá que tentar fazer algo de qualquer maneira. Mas até lá, confesso que eu gostaria que tudo fosse um pouco mais fácil.
Fazer o que.
Até mais.

10 comentários:

  1. Bru... não sei se resolveria...
    Eu sempre vi vc como uma praticante de capoeira, não me pergunte o porquê... mas sempre te vi assim, naquela roupitcha branca com cordão e descalça, e isso desde que vc e a Gi eram adolescentes. Não sei se vc chegou a praticar, mas sempre que vejo vc, lembro dessa imagem na minha cabeça.De repente é uma idéia, até porque, parte do que nossos filhos fazem, são cópias do que nós fazemos! Eu nunca pratiquei nada, não sei se vc gosta, mas talvez, se vc fizesse ANTES dele, tipo (vem ver o que a mamãe tah fazendo) ele se empolgasse e vcs fariam juntos.
    Também não sei se é viável por conta da Alice (com quem ela ficaria)mas de repente é uma idéia...
    BEijos e boa sorte...
    PS.. Sem contar que o corpinho, minha filha... ia ficar um show.... kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. déeeeaaa....vc me ve assim de capoeira pq eu treinei doze anos da minha vida....ahahahah....pedrão ja faz capoeira, mas na escola...agora eu treino boxe (tá...eu sei..) e pedrão quer ir comigo de qq jeito...mas lá é só a partir de sete anos....snif...até lá, preciso arrumar algo para ele fazer...mas a idéia de eu treinar junto outra coisa me animou...valeeeeu...bjoo

      Excluir
  2. Bruna acho que na verdade não devemos forçar nossos filhos a fazerem coisas antes do tempo deles. Tem criança que já nasce querendo jogar futebol outras querem ler e assim por diante. O meu José só quer saber de comer e brincar. O que fazer? Não podemos impor para eles o que a gente quer. Na verdade eu acho que os pais estão querendo que os filhos façam muita coisa que eles (os pais) gostariam e esquecem de ensinar coisas básicas para seus filhos como por exemplo como se comportar a mesa, a usar as palavras mágicas da boa educação, a respeitar as pessoas, etc... Acho que as crianças têm o SEU próprio tempo. Um dia o Pedro vai querer fazer algum esporte. Espere o tempo dele. Gaste a sua energia de mãe com coisas que são realmente importantes para se edificar um homem. O resto deixa que a própria natureza se encarregará de fazer.
    Por enquanto, deixe as crianças serem crianças!!! Não as encha de compromissos! A infância passa logo e o que sobra são muitos e muitos dias de estudo e trabalho, Ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com vc, ju...e as vezes me pego pensando nisso...será que estou me preocupando com as coisas erradas??Mas, ao mesmo tempo, acredito que como mãe, temos que sempre mostrar tudo o que é bom e saudável para nossos filhos...e esporte aqui em casa é um ponto muito forte...não o forço a nada, nunca...e por isso ficou a dúvida nessa vez...será que agora não é a hora de impor algo a ele???ficadica...bjoooo

      Excluir
  3. Bru, já comentei com você que com a Julyane é a mesma coisa, não quer saber de fazer nada também, acho que um pouco é porque querem é ficar com a gente, já tem que ir na escola, porque fazer outra atividade, e na verdade já me conformei, adoraria que a Jú fizesse balé, natação, mas se não quer, não quer e pronto, ainda bem que ela pode escolher agora, pois quando crescer vai ter tanta coisa que ela não vai querer fazer, mas que vai ter que fazer.
    Cada coisa ao seu tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo, ro...penso nisso sempre, tipo: tadico, logo vai ter tanto compromisso que não vai ter tempo para mais nada....mas fico com medo de que essa dozinha que sinto o prejudique...pode não ser nada de mais, mas a gente encana, não é??? ao mesmo tempo, ele tem que sentir prazer no que irá fazer...isso é fato...bjoooo

      Excluir
  4. COMENTÁRIO DA BIA...
    Que tal deixar o Pedrão em paz???? Ele quer sair da escola e ir para a casa... tomar leite...ver a irmã, a vó, o pai e é claro,... a Mãe.... Ele quer pular na cama... ( o que já é um esporte... quase uma cama "elástica") ..... Ele já faz judô, capoeira, brinca e corre nesse quintal lindo.... Vcs vão sempre em parques abertos ... viajam....são super ativos.... pense.... Para quê sobrecarregar o menino com horários, exigências,,,,esportivas...

    Vai ter tempo para ele se preparar para as Olimpíadas.... risos.... Ele quer brincar... está na idade de brincar.... não pule fase.... Um dia ele vai querer fazer tudo.... dúvidas vão surgir..na adolescência... sim...Mas.. vc vai estar aí para mostrar caminhos... só isso.... A escolha vai ver sempre dele ( que merda ,,, né??? )
    Eu e vc... queremos que eles gastem energia..... afinal.....achomos eles hiperativos não é mesmo???
    Queremos um pouco de sossego..... as vezes... a "carga" é muita.... ficamos elaborando maneiras de acalmá-los e deixas nossas vidas mais "light" ....Mas isso..amiga..... Só quando eles crescerem..... e fizerem a vida deles....
    E daí sim.....vamos ficar em paz ,,,,, porque curtimos eles na fase certa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao ha resposta para isso....genial, bia...obrigada...bjo

      Excluir
  5. Caraca... virei fã da Bia....
    Falou tudo...
    TA certíssima....
    Deixa o menino em paz Bru...rsrsrsrsrsr

    beijos.

    ResponderExcluir